Pesquisar neste blogue

sábado, 29 de abril de 2017

Série de terremotos no centro do Chile preocupa moradores

Uma série de tremores atingiu a região central do Chile na tarde desta sexta-feira, deixando moradores preocupados com a possibilidade de um tremor forte ser iminente e acabe provocando o fechamento de escolas e locais de trabalho.

Pelo menos sete tremores ocorreram no mar da cidade costeira de Valparaíso em menos de uma hora, com os mais fortes abalando prédios na capital chilena, Santiago, a cerca de 102 quilómetros de distância.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o tremor mais poderoso, que ocorreu por volta das 13h05(locais), no horário local, teve magnitude 5,7 e profundidade de 14 quilómetros, com o epicentro a 20 quilómetros a oeste de Valparaíso.

Nenhum dano foi relatado pelo escritório de emergências e a Marinha informou que o tremor não foi severo o suficiente para causar um tsunami. Mas moradores correram para casa do trabalho e escolas foram avisadas para fecharem mais cedo.

“Esta cadeia de tremores causou muita preocupação e famílias querem ficar juntas”, disse o prefeito da cidade de Valparaíso, Jorge Sharp, em comentários televisionados.

Autoridades aconselharam cidadãos a garantirem que tenham kits de emergência prontos.

O Chile, que fica no “Círculo de Fogo” do Pacífico, é um dos países mais propensos a terremotos no mundo.

Empreiteiras seguem rígidos códigos de construção e chilenos estão em geral acostumados aos comuns tremores do país. Mas a série de tremores desta sexta-feira segue uma semana inteira de tremores mais fracos centrados próximos a Valparaíso, após um terremoto de 6,9 de magnitude ocorrer na segunda-feira.

“Serviços estão a funcionar. O problema é a angústia e ansiedade em que estamos vivendo, isto não aconteceu antes”, disse Gabriel Aldoney, prefeito da região de Valparaíso.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2oIkEtE

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário