Pesquisar neste blogue

terça-feira, 25 de abril de 2017

Taliban paquistanês mata dez pessoas em ataque a bomba contra xiitas

Militantes do Taliban do Paquistão disseram nesta terça-feira terem detonado uma bomba de beira de estrada que visou membros da minoria xiita do país, matando pelo menos dez pessoas num minibus e ferindo várias outras em uma região remota do noroeste paquistanês.

Os militantes instalaram o artefacto explosivo na fronteira com o Afeganistão, disse Shahid Ali Khan, um agente político assistente regional. "Quando os passageiros estavam chegando, eles detonaram a bomba por controle remoto", explicou Khan à Reuters.

Muitos dos 13 feridos foram levados a hospitais da cidade próxima de Parachinar, disse Khan. Os militares também enviaram um helicóptero para retirar os feridos e levá-los a Peshawar, uma das mais importantes cidades paquistanesas.

Um porta-voz da Jamaat-ur-Ahrar, uma facção do Taliban paquistanês, disse que o artefato explosivo tinha como alvo a minoria xiita e trabalhadores da área que realizavam um censo.

"O nosso alvo era a comunidade shia e a equipe do censo na área", disse o porta-voz Asad Mansur.

O Paquistão, uma nação de maioria muçulmana de cerca de 190 milhões de habitantes, está realizando um censo nacional, mas os militantes vêm atacando com frequência as autoridades que colectam os dados.

As tensões sectárias entre a maioria sunita e a minoria xiita, que compõe cerca de 20 por cento da população, já provocaram violência em Parachinar e na área vizinha. Os grandes ataques ocorridos neste ano incluíram a explosão de uma bomba em uma mesquita que matou mais de 20 pessoas em Parachinar em março.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2pha4sT

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário