Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Universidade Politécnica organiza Feira do Livro e da Cultura

FimTem lugar até sexta-feira, 28 de Abril, a Feira do Livro e da Cultura promovida pela Universidade Politécnica. A iniciativa, que teve início na última terça-feira , tem ocorrido no pátio da Biblioteca Central desta instituição privada de ensino superior, na cidade de Maputo.

A cerimónia de abertura do evento foi presidida pelo vice-reitor da Universidade Politécnica, o Professor Catedrático Armando Jorge Lopes, que na ocasião referiu que a Feira do Livro e da Cultura é um evento organizado anualmente pela universidade, inserido nas celebrações do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, efeméride que se assinala a 23 de Abril. Sobre as expectativas em torno da feira, Armando Jorge Lopes avançou que “nesta edição temos mais editores a expor, temos mais obras e, como podemos ver neste primeiro dia, há muita gente interessada em participar neste evento”.

“Esperamos que isto se reflicta no futuro, no que diz respeito à leitura e à escrita. Portanto, a nossa expectativa é muito grande”, acrescentou. Ainda na sua intervenção, o vice-reitor deixou garantias de que a Universidade Politécnica continuará empenhada no apoio à literatura moçambicana, sobretudo no incentivo à leitura e à escrita.

Durante a cerimónia de abertura desta feira, foi também anunciado o vencedor do prémio literário Maria Odete de Jesus, referente à edição do ano 2016. Trata-se de Pedro Pereira Lopes, com a obra infanto-juvenil intitulada “O Comboio que andava de Chinelos”, tendo recebido um cheque no valor de 60 mil meticais, com direito à publicação da sua obra e dos outros dois concorrentes aos quais coube uma menção honrosa.

Paralelamente à Feira do Livro e da Cultura, a Universidade Politécnica organizou o Dia Aberto na Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias-ESGCT, uma unidade orgânica daquela instituição privada de ensino superior. Trata-se de um evento durante o qual a ESGCT recebe estudantes de várias escolas pré-universitárias da cidade de Maputo, com o objectivo de dar a conhecer os cursos e as respectivas disciplinas por si ministradas, bem como as vantagens de cada uma na formação do homem.

No decurso da Feira do Livro e da Cultura, a Universidade Politécnica levou ainda a cabo outras actividades paralelas, tais como interacção entre escritores e os alunos da Escola Secundária das Acácias e da ESGCT. Houve, ainda, uma palestra sobre cultura, para além da exibição de danças tradicionais e doação de sangue.

Entretanto, o reitor da Universidade Politécnica, Professor Doutor Lourenço do Rosário, empossou ainda dois novos quadros desta instituição de ensino superior. Com efeito, Girlane da Silva passou a chefiar o recém-criado Departamento de Organização e Métodos, da plataforma de interligação entre a Fundação Universitária para o Desenvolvimento da Educação-FUNDE e a Universidade Politécnica, para além de Marisa da Costa Trindade que passou a assumir o cargo de coordenadora do Centro de Estudos de Pós-Graduação e Pesquisa Aplicada da Escola Superior de Altos Estudos e Negócios-ESAEN.

Na ocasião, Lourenço do Rosário justificou estas nomeações com o facto de a Universidade Politécnica encontrar-se, actualmente, num processo paulatino de mudança. Conforme explicou, “quer do ponto de vista de recursos humanos, quer de recursos materiais e financeiros, temos de pensar em tudo. Como Grupo A Politécnica, temos de pensar sobre de que forma faremos a articulação entre os diversos sectores deste mesmo grupo”.

“O mais importante é as pessoas deixarem de pensar que a nossa actividade se esgota na universidade. Nós somos um grupo e temos de pensar como um grupo, sendo nessa perspectiva que estas mudanças estão a ser feitas”, disse Lourenço do Rosário.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2pBnikU

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário