Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Xiconhoquices da semana: Visitas aos ministérios e empresas públicas; Aumento da Dívida ...

Os nossos leitores elegeram as seguintes Xiconhoquices na semana finda:

Visitas aos ministérios e empresas públicas

As visitas aos ministérios e às empresas públicas efectuadas pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, já começam a cheirar à ridículo e a estupidez mórbida, até porque não passam de actividades meramente infrutíferas. Aliás, o que tem feito o Chefe de Estado moçambicano é chover no molhado, pois não é novidade nenhuma para todos os moçambicanos, sobretudo aqueles em gozo pleno dos seus juízos, os graves problemas que as instituições apresentam. É sabido por todos os péssimos serviços prestados pela Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), o deficiência dos ministérios como o de Transporte e Comunicações, de Juventude e Desportos, e de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos. Não é preciso o Presidente da República deslocar-se àquelas instituições para descobrir o nível de podridão a que elas estão submersos. Basta ligar a televisão, rádio e um ler jornal para ter a radiografia. O mais caricato nessas visitas é que até ao momento o Chefe de Estado não tomou nenhuma acção com vista a reverter a situação, apenas limita-se a dizer que está desapontado. Que grande Xiconhoquice!

Aumento da Dívida Pública

Definitivamente, como um país, estamos perdidos! Pois, a cada dia que passa o Governo da Frelimo tende a endividar os moçambicanos, colocando-os numa situação deveras sufocante. Presentemente, a Dívida Pública moçambicana, tanto interna como externa, está num nível insustentável. Não obstante essa triste e penosa realidade, Filipe Nyusi e os seus títeres continuam a contrair dívidas no exterior. O bando de incompetentes que se reunem todas as terças-feiras, numa sentada, ratificou dois Acordos de Crédito, que totalizam 246 milhões de dólares norte-americanos, endividando cada vez mais os moçambicanos. Aliás, o Governo da Frelimo tem vindo a contrair dívidas sem, no entanto, se preocupar com a sustentabilidade, até porque não são eles que vão pagar todos esses empréstimos, mas sim o coitado do povo moçambicano que, com o suor e até sangue, tem pago salários e regalias a esse bando de improdutivos que dirige os destinos deste pobre país.

Aumentos salariais

É um insulto a todos os trabalhadores moçambicanos e as suas respectivas famílias o que o Governo da Frelimo tem vindo a fazer. Recentemente, o Governo anunciou o reajuste dos salários mínimos nacionais. De acordo com o decreto, apresentado pela ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, apesar de beneficiar do maior aumento salarial, a administração pública, defesa e segurança continuará com um dos ordenados mais baixos no país, passando de um mínimo de 3.278 para 3.996 meticais. Ou seja, de forma geral, os salários mínimos nacionais são uma vergonha, pois continuam a não cobrir as despesas relativas a uma cesta básica para uma família-tipo em Moçambique constituída por cinco pessoas. Em contrapartida, todos os dias os preços de bens de primeira necessidade têm estado a disparar em flecha, sufocando os moçambicanos.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2p5sJru

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário