Pesquisar neste blogue

terça-feira, 2 de maio de 2017

AIESEC: Nova geração não se deve contentar em fazer apenas parte da plateia

Fim de SemanaPerto de 250 jovens de Moçambique e da Guiné-Bissau participaram, na terça-feira, 2 de Maio, em Maputo, na primeira edição do Mozambique Youth Speak Forum & Mesa Redonda de Estudantes.

O evento, organizado pela Associação Internacional de Estudantes em Ciências Económicas e Empresariais-AIESEC Moçambique, em parceria com a Comunidade Académica para o Desenvolvimento da Educação-CADE, tinha por objectivo debater e produzir ideias relacionadas com a educação em Moçambique.

Intervindo na abertura do fórum, a presidente da AIESEC Moçambique, Edwina Ferro, referiu que “o objectivo primordial deste evento é de demonstrar que esta geração de jovens quer fazer parte do progresso do nosso País em várias esferas”.

Segundo Edwina Ferro, a nova geração de jovens moçambicanos não se contenta em fazer somente parte da plateia, quer, portanto, ter a oportunidade de ser protagonista do presente e do futuro, através da participação activa na tomada de decisões.

“É exactamente nestes preceitos que surge esta iniciativa conjunta entre a AIESEC Moçambique e a CADE, de colocar os jovens como parte, não somente do debate, mas também da implementação de acções que possam fazer e trazer um contributo para a melhoria da educação em Moçambique”, destacou Edwina Ferro.

Falando também na abertura do fórum, a secretária permanente do Ministério da Juventude e Desportos (MJD), Ivete Alane, garantiu, por sua vez, que este evento enquadra-se na agenda do Governo, plasmada na política da juventude.

De acordo com Ivete Alane, “o objectivo da política da juventude é de estabelecer mecanismos apropriados que facilitem a participação efectiva e integrada dos jovens, nos programas de desenvolvimento do País”. Ainda na sua intervenção, a secretária permanente do MJD instou os jovens moçambicanos a dominarem cada vez mais a ciência e a tecnologia, encorajando os presentes a demonstrarem as suas potencialidades durante o fórum.

“Promovam ideias que contribuam para a criação de novos postos de trabalho, através do desenvolvimento de iniciativas empreendedoras”, disse, acrescentando que, ”estamos convictos de que no Mozambique Youth Speak Forum & Mesa Redonda de Estudantes vocês encontrarão espaço para deixar as vossas ilações e contributos sobre questões candentes da nossa sociedade”.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2qx2RmG

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário