Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Da autoria de João Ruas: Lançado livro sobre "Como fazer propostas de ...

Fim de SemanaFoi lançada na segunda-feira, 22 de Maio, em Maputo, a obra científica "Como Fazer Propostas de Investigação, Monografias, Dissertações e Teses: Manual de Metodologias de Investigação", da autoria do docente universitário Prof. Doutor João Ruas.

A apresentação do manual, dirigido a toda a comunidade académica, sobretudo aos alunos, foi feita pelo vice-reitor da Universidade Politécnica, Professor Catedrático Armando Jorge Lopes, que na sua intervenção considerou tratar-se do principal trabalho académico publicado por João Ruas, desde que concluiu o nível de doutoramento em 2006.

Aliás, Armando Jorge Lopes definiu a obra como um excelente manual de metodologia de investigação científica pois, conforme garantiu, “fornece ao aluno, passo a passo, os esquemas lógicos e bem organizados que podem ajudar e auxiliam o pesquisador a identificar um problema a investigar”. “Ajuda, ainda, a conceber o quadro conceitual para a realização da investigação, através de métodos de recolha de dados apropriados e adequados à amostragem, o que permite chegar a conclusões válidas”, apontou.

Sobre o autor, o vice-reitor da Universidade Politécnica indicou ser estimulante estar-se diante de um doutorado engenheiro, “que continua a gostar da docência e empenhado a investigar e a escrever livros”.

O autor da obra, João Ruas, explicou, por sua vez, que foi a sua experiência na docência que o motivou a publicar o livro "Como Fazer Propostas de Investigação, Monografias, Dissertações e Teses: Manual de Metodologias de Investigação".

“Eu sou professor desta disciplina em Moçambique desde 2008, tendo igualmente acompanhado vários trabalhos de investigação na África do Sul”, avançou, explicando que foi a partir dessa experiência acumulada que notou que os alunos têm sempre dificuldades de elaborar uma investigação científica.

“Penso que é um livro que poderá ajudá-los a fazer os seus trabalhos de fim do curso, visto que alguns deles, apesar de terem a parte curricular feita, ficam muitos anos sem escrever”, afirmou o autor.

Segundo João Ruas, “muitos estudantes não se licenciam, porque não fazem o trabalho de fim do curso e nem sabem, sequer, por onde começar”, vincando que este livro foi elaborado para exactamente mitigar esta problemática.

Importa referir que a obra "Como Fazer Propostas de Investigação, Monografias, Dissertações e Teses: Manual de Metodologias de Investigação", de João Ruas, é chancelada pela Escolar Editora.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2qiHoNz

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário