Pesquisar neste blogue

domingo, 28 de maio de 2017

Tomo expõe "Percepções das Esquinas"

Fim de SemanaEstá patente, até ao dia 16 de Junho próximo na galeria Kulungwana, na Estação Central dos CFM, em Maputo, a mais recente exposição do artista plástico Tomo, intitulada “Percepções das Esquinas”, que conta com o apoio do Standard Bank.

A exposição, inaugurada na última quinta-feira, 25 de Maio, é constituída por 10 quadros, alguns dos quais pintados com recurso a uma técnica mista, com a utilização de "collages" com fragmentos de figuras, objectos e elementos escritos, portadores de reflexões que o artista exterioriza relativamente ao mundo imediato que o cerca.

Segundo o artista, “Percepção das Esquinas” é uma forma de despertar as pessoas para a necessidade de se prestar atenção às esquinas, pois, no fim das contas, elas é que formam a cidade.

“Podemos até não perceber quando estamos na rua, mas há uma dinâmica muito envolvente das pessoas, viaturas, etc. Mas essa movimentação não se limita a isso. As pessoas usam as esquinas como pontos de referência, por exemplo. E é disso que a nossa vida é feita”, explicou o artista, que agradeceu o apoio do Standard Bank para a realização desta exposição.

“É louvável o apoio do Standard Bank, que engrandece a nossa cultura. O movimento cultural do País devia ser consequência deste tipo de iniciativas, que fazem os artistas se sentirem valorizados e estimulados a produzir”, considerou Tomo.

Por seu turno, o director de Operações do Standard Bank, Alfredo Lemos, explicou que o apoio a esta exposição resulta do facto de o banco ter feito, recentemente, uma revisão à sua política de patrocínios e responsabilidade social, tendo acrescentado a cultura aos pilares da educação, saúde e desporto.

Nesse contexto, Alfredo Lemos referiu que “o Standard Bank apoiou, pela primeira vez, em 2016, a realização do IX Festival Nacional de Cultura e o lançamento do último trabalho discográfico do guitarista moçambicano Jimmy Dludlu”.

Esta é a segunda vez que o banco apoia a realização de uma exposição, tendo a primeira sido em 2014, alusiva aos 50 anos de carreira do artista plástico Samate Mulungo.

Tomo, nome artístico de Bernardo Carrula Tomo, nasceu em Maputo e começou a interessar-se pela música nos anos 70, tendo actuado em diversos locais de entretenimento da cidade de Maputo. Foi professor durante vários anos e em 1982, fascinou-se pelo desenho e começou a pintar. Expõe desde 1990 e já participou em muitas exposições colectivas em África e na Europa, assim como em workshops nacionais e internacionais.

Obteve o prémio de pintura na Bienal TDM de 1999, e o segundo lugar na edição de 2001, assim como o segundo lugar na Anual do Musart, também em 2001.

Realizou uma exposição individual em 2005, no Núcleo de Arte, agremiação de que já foi secretário-geral. A quarta e a quinta exposições individuais tiveram, respectivamente, como títulos “Janela do Mendigo” e “Índico”, tendo a última sido realizada na Suiça.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2qr56LI

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário