Pesquisar neste blogue

domingo, 4 de junho de 2017

Ex-líder da oposição na África do Sul é suspensa após comentários sobre colonialismo

O principal partido de oposição da África do Sul, a Aliança Democrática (DA), suspendeu a ex-líder Helen Zille por ter dito no início deste ano que o legado do colonialismo não era inteiramente negativo, informou o partido neste sábado.

Na época, os críticos disseram que essas observações poderiam aumentar as tensões raciais que duram há mais de duas décadas após o fim do regime do apartheid.

O Congresso Nacional Africano (ANC) descreveu as suas palavras - divulgadas no Twitter em Março - como imprudentes.

Zille, uma sul-africana branca que actualmente é primeira-ministra da província do Cabo Ocidental, disse no tweet: "Para aqueles que dizem que o legado do colonialismo foi SOMENTE negativo, pense no nosso sistema judicial independente, na nossa infraestrutura de transporte, a água canalizada, etc."

A sua suspensão foi anunciada pelo líder do líder do DA Mmusi Maimane."A nossa comitiva executiva federal resolveu que Zille será suspensa de todas as actividades relacionadas com o partido até que uma audiência disciplinar seja concluída", disse Maimane, o primeiro líder negro do partido.

Zille disse mais tarde em declaração no Twitter que pediu desculpas publicamente pelas suas observações, mas "não concordou em admitir culpa por má conduta, que eu nunca cometi."



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2rFxqJF

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário