Pesquisar neste blogue

terça-feira, 27 de junho de 2017

Mais de 50 imigrantes africanos podem ter morrido no deserto do Sahara

Mais de 50 imigrantes africanos podem ter morrido em uma região do deserto do Sahara no norte da Nigéria, nesta terça-feira, depois de serem abandonados pelos motoristas que os transportavam, disseram agentes humanitários e autoridades locais.

Um comboio de três carrinhas 4x4 transportava mais de 70 imigrantes para o norte através do Sahara rumo à Líbia --uma rota típica de moradores do oeste africano a caminho da Europa - quando os motoristas os abandonaram.

Entre os imigrantes, 23 sobreviveram depois de caminharem até uma cidade próxima em busca de ajuda, disse a Organização Internacional para as Migrações (OIM) num comunicado à imprensa nesta terça-feira, segundo o qual os sobreviventes são da Nigéria, Gâmbia, Costa do Marfim e do Senegal.

Uma autoridade local disse à Reuters que, dos 52 restantes, sabe-se que ao menos 15 morreram de sede, e tentativas feitas na segunda-feira para encontrar os remanescentes não tiveram sucesso. Não surgiram informações sobre suas nacionalidades de imediato.

"Os imigrantes foram abandonados a cerca de 50 milhas de Siguidine", disse Fatoumi Goudou, administrador do departamento nigeriano de Bilma, à Reuters.

Não ficou claro por que os motoristas abandonaram os passageiros, mas milícias rivais e militantes em busca de dinheiro muitas vezes detêm comboios de imigrantes e são um perigo constante para os contrabandistas.

Centenas de milhares de africanos pobres do oeste arriscam as vidas cruzando o Sahara todos os anos para tentar chegar à Europa, espremidos na traseira de picapes e com poucas provisões para sobreviverem se algo der errado. Segundo algumas estimativas, milhares morrem a cada ano – mais do que no mar Mediterrâneo, entre a África e a Europa.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2s0KSW7

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário