Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Número de mortos em tempestade Kai-Tak na Filipinas sobe para 23

As autoridades filipinas aumentaram neste domingo para 23 o número de mortos e para 26 o de desaparecidos nas inundações e deslizamentos de terra causados pela tempestade Kai-Tak na região central das Filipinas, enquanto o número de afetados passa dos 220 mil.

As vítimas foram registadas em Caibiran (14), Almeria (4), Naval (4, onde além disso houve 23 desaparecidos) e Biliran (1 morto e 3 desaparecidos), segundo os dados do Conselho Provincial de Gestão e Redução do Perigo de Desastre de Biliran.

Segundo a emissora "GMA", o governador de Biliran, Gerry Boy Espina, proporá amanhã às autoridades a declaração do estado de calamidade nessa província. O número de afetados chegou a 221.953, entre os quais 87.719 estão abrigados em 264 centros de evacuados, enquanto 198 são atendidos fora destes centros, segundo dados oficiais.

A tempestade perdeu força durante o fim de semana e passou a registrar ventos sustentados de 55 km/h perto do centro e rajadas de até 80 km/h, movendo-se em direção ao sudoeste a 15 km/h, informou neste domingo o serviço meteorológico filipino (PAGASA).

As fortes chuvas ainda são uma ameaça para a população em forma de inundações e deslizamentos de terra, por isso o alerta hoje está dirigido a Quezón, Batangas, Mindoro, Marinduque, Romblon e ao norte da ilha de Palawan.

Pelo menos duas pontes e 19 trechos de estradas ficaram intransitáveis e 15.534 pessoas estão presas em diferentes portos pelo cancelamento das viagens marítimas. Também foram cancelados 57 voos nacionais desde a última quarta-feira por causa do mau tempo, 21 deles só neste domingo.

O PAGASA prevê que a tempestade Kai-Tak atravessará Palawan na segunda-feira e se afastará das Filipinas pelo mar da China Meridional na terça.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2kGxzr8

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário